Como Improvisar no Sax

MPROVISAÇÃO NO SAXOFONE NUM PASSO A PASSO BASTANTE SIMPLES E EDUCADO.

Fala admirado.

Atenção!

Clique no Título desse Post (ai em cima) para ter acesso completo a passagem,

com os anexos e tudo mais.

Espero que tenha gostado da Apresentação improvisaçao 0.45.

Eu volto a advertir que essa apresentação acima, é uma andamento da apresentação Improvisação Apresentação 0, abaxio:

Bom, quanto aquela apresentação (improvisação 0.45), passo a bosquejar os detalhes para que você estude agora com abismo e de maneira mais concreta.

Veja que no alto da passagem a Direita você vê “Anexos do Post” – lá você pode diminuir um Anais PDF e 2 arquivos MP3 que usei para corporificar a apresentação Gratuita para você.

Desta maneira, você pode ter em mãos a cadastro de transporte de tons, bem como, as escalas maiores, e mais baixos para examinar, estudar, abalar repetir, em fim, conhecer e Entender.

Uma coisa que não disse na apresentação, e percebi apenas em seguida, é o posterior:

“Qualquer coisa que você Faça com o Sax, que não seja a cantiga é um improviso.”

Na atualidade, o que mesnos ouvimos é uma improvisação de verdade. O único está preoculpado em adulterar “bicho, beltrano e cicrano” e por causa disso inclusive se improvisa pouco ou nada.

A improvisação genuína precisa vir de dentro, ser fabricada a começar por ferramentas e criatérios.

Você necessita ter isto em mente, para não se apoderar-se tanto. O início do pesquisa da improvisação não é possível, e todo e qualquer passo que você acontece subindo os degraus dessa “escada” tragada Improvisação, precisa ser celebrado.

Improviso é Obra. Na atualidade, como já disse, se improvisa bastante pouco. O que se vê é uma “escalomorragia”

Improviso “Emocional”, melodico é o que transmite algo … um adágio que estou falando é o DEXTER GORDON – Body and Soul

O improviso dele é rápido, melógico, e isto visto que as escalas não são uma antecedência porém efetivamente o improviso Emocioanal.

“Ninguem ouve amarração, as indivíduos ouvem som.” Guarde isto.

Guarde isto: Qualquer coisa que você Faça com o Sax, que não seja a cantiga é um improviso.

Pode até não ser admirável, porém é improviso.

Vamos aos argumento da Apresentação

Curso de Improvisação de SAX

1 – Descobrindo a Altura

Você necessita entender no qual acento está.

2 sistemas:

O Acento já é acautelado … indivíduo disse no qual acento a Ala (isto é, se está em Fá, em comiseração ou o que for.)

Digamos que o guitarrista disse que a som está em Ré maior para eles.

Você sabe que o Liso, teclado, Guitarra possui constantemente o inclusive acento.

veja a cadastro: (anexei no PDF)

 

Você vê que se a ala está em Ré Maior, logo, seu Sax Alto, estará em Si maior, e o seu sax Tenor/soprano, em Mi maior

Logo, você vai para a cadastro das escalas maiores (anexa no PDF)

Vou acoimar as notinhas por baixo para os “novinhos” da ala.

 

Faz o transporte com a Cadastro, ou mentalmente.

 

Agora, no momento em que você não sabe qual é o Acento, ou visto que chegou adiado e já estão tocando, ou visto que você está tocando um playback que não conhece, etc … e necessita achar qual amarração você vai utilizar.

Você vai buscar 7 notas por esforço de desafinação, Inicie por C# (acre) sem apertar nada e vá descendo, com ardor aplicação e concentração.

A bem da didática vou colocar aqui em sustenidos (série de cima) e bemóis (série de baixo)

C# C B A # A G# G F# F E D# D

Db C B Bb A Ab G Gb F E Eb D

Achou as 7 notas? Veja por isso na cadastro das escalas (acima) em qual dessas escalas suas notas se encaixam.

Dessa maneira, você sabe no qual acento está tocando.

Você foi tocando de baixo para cima, e suponhamos que você encontrou suas notas e Comiseração# si lá astro# fá# mi ré#

logo na nossa amarração o comiseração#, astro# fá# ré# são sustenidos.

Buscando na cadastro acima, você alcança que se trata de uma amarração de Mi maior, uma vez que está amarração comporta estes sustenidos.

Logo essa amarração precisa iniciar pela nota Mi (uma vez que a Amarração é de Mi maior) e usando as notas que você encontrou, encontra-se dessa maneira:

Dessa maneira: mi fá# astro# lá si do# ré#

E agora catedrático o que eu Faço?

Curso de Improvisação de SAX

2 – Toque somente 4 notas despresando a primeira.

Você vai pegar 4 notas seqüenciais

mi fá# astro# lá si do# ré#

logo, use:

fá# astro# lá si do# ré# (Maneira de ultilizar o forma “Dórico”)

 

Você pode repetir a nota lá nos registros agudos, porém não usará para começar a amarração.

E vai abalar somente essas 4 notas.

Por mais que seu cérebro deseje ir alem não permita. Isto vai desbaratar você a utilizar somente as notas certas, abalar sem permitir nota fora.

E desbaratar sua inventiva.

Do mesmo jeito que a Ótima composição surge depois de vários textos e rascunhos, na improvisação similarmente é dessa maneira,

Você vai necessitar exercitar isto, improvisar, todo dia.

Basta facil agora.

Em seguida use 5 notas

Em seguida 6

Em seguida 7 notas

3 – O Razão Harmonioso, similarmente chamado de “Padrão”, ou Linck.

O razão harmonioso é uma citação, ou até duas, 3 frases, que você ultiliza como um padrão para sua improvisação.

Você é aberto para fazer o que quiser, porém volte constantemente para seu padrão, ou razão harmonioso.

Dessa maneira, sua improvisação terá uma melogia, e isto auxilia bastante.

Eu sugiro aos meus alunos, e isto possui acolitado demais, a criarem uma citação Vermal inclusive.

“minha mulher é atraente, e por causa disso eu adoro estar com ela.”

Tente resultar isto para sua som. Isto faz com que você improvise com os “membro no Chão” sem se despossar, sem fazer uma coisa que não possui o menor acepção.

4 – Valorize a Aberta.

Lembre, aberta similarmente é som.

Nada de ficar enxendo liguiça. (como foi díficil acoimar liguiça e não ‘lingüiça’ – absurdez o que fizeram com nossa dialeto.”)

5 – Acrescente a seu Solo a amarração Menor Acordeão adequado.

Para isto, veja qual é a Menor Acordeão adequado.

Em nosso caso, nossa maior é Mi Maior, logo a adequado será Do#-.

Para não ter que adernar, basta pegar a 7 nota da amarração Maior que você achou (7° nível) e reforçar um semi acento)

 

E agora meu colega, é fazer.

Abalar e improvisar todos os dias por mais ou pouco 30 minutos.

Após 1 mês os resultados vão abismar você.

Eu acredito verdadeiramente em você, basta se empenhar e repetir que a “coisa” sai.

Bons pesquisas e um forte abraçamento do Prof. Lander.

Curso de Improvisação de SAX

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.